Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

domingo, 27 de maio de 2012

Caspa ou algo a mais????

Caspa sempre foi uma pedra no sapato de todos... Tanto homens quanto mulheres... Eu mesma sofro sempre com esse mal... Além do stresse, outros fatores podem causar esse probleminha chatinho e notório!!!!
 
Informações do site (http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/caspa-ou-psoriase-fique-atenta-as-diferencas/) A psoríase do couro cabeludo é frequentemente confundida com a dermatite seborréia, a popular caspa. Mas, ao contrário da caspa, que afeta quase todo o couro cabeludo, a psoríase forma placas muito distintas, que se estendem até a testa, enquanto outras áreas ficam livres, além de poder ser sentida quando se passa os dedos pelo cabelo, devido ao crescimento das escamas entre os fios. 
 
 
Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborréica caracteriza-se pela oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida de inflamação e descamação que lembra polvilho, e que ao ser removido, deixa o couro cabeludo ferido, podendo acelerar a perda capilar. O estresse é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro, além da possível presença de fungos no couro cabeludo. Para o tratamento, utilizam-se shampoos antiinflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação ou tudo isso associado.
10 Dicas valiosas para quem tem psoríase do couro cabeludo
1 – Não se intimide, continue suas atividades – As lesões evidentes no couro cabeludo tendem a fazer o paciente limitar o desempenho diário das atividades.
2 - Tenha cuidado ao escovar o cabelo – na tentativa de se livrar das placas brancas e a escamação, a inflamação pode se agravar e desacelerar o processo de cicatrização.
3 - Não coce – As placas podem provocar coceira e, apesar do alívio temporário, pode agravar a condição e haver perda de cabelo irreversível.
4 - Lave bem e seque a região – A pele por detrás dos lóbulos das orelhas tende a ser mais delicada e vulnerável, sendo indicado lavar e secar bem ambos os lados.
5 – Lave e seque o seu cabelo com secador no mínimo – para ajudar o couro cabeludo a recuperar o seu equilíbrio natural não utilize o secador no calor máximo, mantenha-o a 30 centímetros da sua cabeça.
6 – Use escova de cerdas naturais e nada de babyliss – isso porque puxam o cabelo e ressecam o couro cabeludo.
7 - Nada de fitas de cabelo ou lenços – Melhor deixar o couro cabeludo e as orelhas expostas ao ar e à luz do sol.
8 - Faça um corte mais curto e moderno nesta fase – Se tiver placas muito severas no couro cabeludo, um corte de cabelo mais curto poderá ser mais confortável e prático.
9 - Adie a pintura do cabelo – melhor esperar que as placas tenham sarado.
10 - Siga as recomendações do seu médico e não se automedique.
Mas, se for caspa, segue algumas dicas caseiras:
  • Faça uma mistura com 1 colher (chá) de confrei, 1 colher (chá) de alecrim e 1 colher (chá) de urtiga (frescos ou secos) e 200 ml de água de hamamélis. Reserve por 5 dias. Use a mistura para massagear o couro cabeludo após a lavagem dos cabelos. Deixe agir por alguns minutos e enxague.
  •  Prepare uma loção com 50 ml de tintura de urtiga e 150 ml de água. Aplique no couro cabeludo com um chumaço de algodão. Use apenas a cada duas ou três lavagens.
  •  Prepare um condicionar anticaspa: misture 4 colheres (sopa) de chá de tília e 500 ml de água. Aplique após a lavagem.
  •  Para um tratamento com óleo, misture 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas a 2 gotas de cada um dos seguintes óleos: cedo, alecrim e limão. Aplique no couro cabeludo, massageando-o e enxague após 2 horas.


Última dica: “Deve-se lavar a cabeça ao menos quatro vezes por semana, usando loções antisseborreicas com cetaconazol e ácido salicílico”, recomenda a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário