Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Essa é para o meu namorado...

Notícia do R7, que me chamou a atenção. Esses adultos com manias de crianças, inclusive o paladar, que é o caso do meu ilustre namorado. Abaixo a notícia publicada pelo R7:

Antigamente se achava que apenas as crianças implicavam com determinados alimentos e preferiam comidas como pizza, batata frita e chocolate. Mas, nos últimos anos, pesquisadores perceberam que muitos adultos mantêm hábitos considerados infantis na hora que se sentam à mesa. E, agora, a antipatia a certos grupos de alimentos tem sido tratada por estudiosos de universidades americanas e canadenses como um distúrbio alimentar similar à bulimia e anorexia.
Evitar vegetais, frutas, alimentos desconhecidos ou com temperos fortes pode causar implicações sociais e até malefícios à saúde. Há casos extremos de adultos que consomem apenas comidas de determinada cor, como branca ou amarela, em um sinal de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), segundo pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá.
Assim, essas pessoas se alimentam somente de queijos, pães e massas.(quando li essa parte pensei na hora no meu namorado!!) Também são comuns casos de adultos com aversão a alimentos verdes, o que faz com que eliminem do cardápio alface, espinafre, rúcula e até limão, entre outros.
O Centro de Distúrbios da Alimentação da Universidade Duke (EUA) elaborou uma pesquisa para saber se um adulto é um picky eater - aquela pessoa considerada chata para comer. Dá para descrevê-la também como alguém com paladar infantil.
A primeira pergunta que faz parte da pesquisa é se a pessoa está aberta a experimentar novos pratos, dilema comum de turistas que desvendam outros Estados ou países. Enquanto para a maioria dos adultos se alimentar de novidades pode ser uma experiência gastronômica, para os "chatos" há o temor de que no prato haja algo intolerável.
A pesquisa da Universidade de Duke revela que a chatice para comer pode afetar a vida social, quando a pessoa passa a evitar também determinadas situações apenas para não ter contato com o alimento indesejado. Dessa forma, mentem para não ir a jantares ou dizem sofrer de certa doença para rejeitar um prato.
Mas a saúde também pode ser afetada. Há adultos que chegam a retirar totalmente de seus cardápios alimentos fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como vegetais e frutas.

Não adianta dizer que não gosta se não experimentou... E se experimentou com 5 anos, ou menos, vamos combinar, que provavelmente seus gostos já se modificaram.... Não custa tentar mais uma vez. Obviu que se o motivo para não ingerir outros alimentos for alergia, ou doença, melhor continuar evitando-os.
E vamos combinar, é bom comer alimentos diferentes!!!
Aproveite ao máximo.

Um comentário:

  1. bá!! a única coisa q eu não como é camarão, pois meus pais dizem que tenho alergia. quando eu era pequena, comi e fiquei cheia de bolotas, po todo o corpo. Desde aquele dia nunca mais comi, então não é certo que eu tenha alergia. Mas como camarão é uma coisa exótica e não é fundamental para a saúde. Não tem pq eu arriscar. :D MAS VIVA ÀS VERDURAS, SALADAS, LEGUMES E FRUTAS!

    ResponderExcluir