Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Natal está cada dia mais próximo.... e o 13º, e as férias, use bem.


Final de ano, temos Natal, Ano Novo, Férias, e com isso o 13º, recebimento de férias, e gastos extras. É normal querermos dar presentes a todos mas faça um orçamento, uma listinha com todos que pretende presentear e estipule o máximo do valor, tem dicas no post http://choraperua.blogspot.com/2010/11/gastos-de-final-de-ano.html

Lembre-se de dar presentes que você possa proporcionar, NUNCA tente aparentar o que não é ou não pode ser. Guarde uma parte do seu 13º, pois as férias é a antecipação do mês, na verdade você tem 30% do seu salário naquele mês para pagar suas dividas, porque quando voltar ao trabalho só receberá após um mês de trabalho. Cuide com a ilusão de quem ganha é você, porque não é. Existem despesas extras ao natural, é os impostos IPVA, IPTU, entre gastos como rematriculas de colégio/ faculdade ou afins; E tudo isso entra nas despesas e claro, o excesso que é no Natal, não apenas os presentes mas, para proporcionar um ambiente legal e agradável, comida farta e bebida. O Ano Novo não é diferente, começa pelo ponto forte de pelo menos uma roupa nova, o que já aquece o mercado. Depois vem a fartura na mesa e copo. O choraperua quer dizer que CUIDE COM AS DÍVIDAS QUE FARÁ. Faça um orçamento LIMITE, do máximo que pretende gastar. E não passe daquele valor. Trabalho numa consultoria e muitas vezes, quase diariamente ligam para nosso escritório achando que oferecemos emprestimos, fora os conhecidos e amigos que passam dificuldade pela necessidade de comprar e não se programar. 

No Natal vale a pena procurar os presentes antes, quanto mais perto mais caro fica. Procure o mesmo produto ou serviço que deseja comprar em várias lojas, não compre de primeira, aproveite as promoções quando houver. A dica é não deixe para comprar depois do dia 20 de dezembro. 
Outra dica é guardar a segunda parte do 13º para seu período de férias, assim o orçamento não ficará tão apertado no mês que não irá receber.
Uma ótima preparação de Natal a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário