Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tosando seu cão no verão...

Tenho um São Bernardo, e sim eles são grandes, mas, não os maiores do mundo, como explica o post http://choraperua.blogspot.com/2010/11/sobre-cachorros-voce-sabia.html
Além de ser um grande, ele tem pêlos longos e baba muito, como qualquer São Bernardo. A tosa é inevitável. 
Pelos compridos e embaraçados abafam a pele e propiciam o aparecimento de fungos, micoses e dermatites, que podem levar à queda total dos pêlos. A tosa também previne doenças de pele, falhas na pelagem e problemas provocados por pulgas e carrapatos.


Escovar é fundamental A escovação é ainda muito mais importante para a saúde do seu animal do que a tosa.  Ela remove o pêlo morto e espalha melhor a gordura da pele, deixando os pêlos mais brilhantes. Além disso, a escova causa uma irrigação sangüínea que melhora a circulação e ativa o sistema imunológico. Você também deve escová-lo para evitar nós, pois, se não fizer isso, terá de raspar todo o corpo do seu amigão. Animais de pêlo longo devem ser escovados diariamente. Já os que têm pêlos mais curtinhos, uma vez por semana basta. Portanto, pegue a escova e capriche!
Tosa higiênica 
Esse tipo de tosa garante a limpeza da região genital e das patinhas dos cães. No caso dos machos, da barriga também. “O excesso de pêlo que fica por baixo da pata faz o animal escorregar. Já nos machos, a barriga deve ser raspada porque o pipi fica voltado para a frente. Quando ele faz xixi, seu pêlo fica sujo.” afirma o veterinário José Manoel Mouriño, da Clínica Pet Place, em São Paulo. A freqüência com que deve ser feita varia de acordo com a raça e a necessidade do cachorrinho. 
Banho
Procurar um profissional especializado, que se preocupe com o bem-estar e trate seu animal com carinho, é o primeiro passo para uma boa tosa. Dele depende uma série de cuidados que podem evitar acidentes. Exemplo dessa falta de carinho é o grande número de pet shops que registram casos de queimaduras em animais. Não deixe de observar se o profissional do lugar troca as lâminas da máquina para tosar ou as resfria com freqüência. O ideal é você dar um banho pelo menos uma vez no seu pet, nem que fiquei meia boca, mas divirta-se e faça com que ele se sinta cuidado.
Secador 
Se a temperatura estiver muito alta, pode prejudicar os olhinhos do animal, provocar uma queimadura ou um choque térmico. A temperatura deve ser morna ou fria.

Produtos usados 
Seu amigo pode ter uma intoxicação se ingerir alguns produtos. Além disso, a quantidade de perfume que passam nos cães deve ser pequena, porque pode causar alergia.
O ideal é que você saiba manter seu bichinho feliz. Ele deve se sentir bem e estar num ambiente agradável. Lembre-se de usar produtos feitos para cães, e no caso de utilizar um de humano, use neutro ou de bebês. Cães tem a pele sensível e não é qualquer produto que pode ser utilizado. Não se esqueça de proteger as orelhas de seu bichinho. No caso do São Bernardo, tosar faz ele se sentir melhor no verão. Embora estéticamente fique "diferente" do normal, para o animal é melhor. 
Fonte:mdemulher.

Um comentário:

  1. óin que amor. com todos esses cuidados deu vontade de ir correndo dar um banhão no léuzinho <3

    ResponderExcluir