Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Doping

Segundo a Dra. Sandra Soldan, referente ao doping, as substancias que não podem ser utilizadas de hipótese alguma por atletas, conforme a lista de substancias proibidas no site da cbda.

LISTA DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS pela WADA em 2010.
Syntra-Ex Anabolizante

  • Agentes Anabólicos

‐  Metribolone foi incluído
  •  Hormônios peptídeos, fatores de crescimento e substâncias relatadas

‐  Por conseqüência de um numero crescente de substancias estimuladoras da eritropoiese disponível, a substancia CERA foi incluída como exemplo;
‐  O papel de substâncias indutoras de aumento de fatores de crescimento foi detalhado. Exemplos adicionais de fatores de crescimento afetando músculos, tendões ou ligamentos, ligados à síntese/degradação de proteínas, vascularização, utilização de energia, capacidade regenerativa e troca de tipo de fibra  (p.ex.: fator de crescimento derivado de plaqueta, fator de crescimento de fibroblasto, fator de crescimento endotelio‐vascular, fator de crescimento de hepatócito)  foram incluídos;
‐  Preparações derivadas de plaquetas foram bem esclarecidas  
Androstenetrione

  •  Beta 2 Agonistas

‐  O uso de Salbutamol e Salmeterol, por via inalatória  não requere uma TUE, mas uma declaração de uso;
‐  É especificado que a dose máxima por um estudo farmacocinético controlado que a dose terapêutica máxima de Salbutamol inalado não pode exceder 1600 ug/dia.S4 Hormônios Antagonistas e Moduladores.

Dois exemplos de inibidores da aromatase – androstenetrione e androstatrienedione – foram incluídos por causa de sua ampla disponibilidade em suplementos nutricionais.
Diurético - Semidin

  •  Diuréticos e Outros Agentes Mascarantes

‐  O status do Glicerol (oral e endovenoso) como expansor de plasma é um exemplo;
‐  O status de não proibido do nPamabrom foi esclarecido como um fraco diurético e largamente empregado em combinação de medicação para alivio de sintomas pré‐menstruais.





Proibidos!!!!
  • Aumento de Transferência de Oxigênio

Suplemento de oxigênio não é proibido.
  •  Manipulação Química e Física  

‐  Proteases foram adicionadas como um exemplo de adulteração de amostra;
‐  “Infusões intra venosas são proibidas exceto aquelas administradas legalmente em hospitais ou investigações clinicas”
  •  Doping Genético

Com o propósito de esclarecimento, a definição de doping genético foi reescrita e dividida em dois pontos. 

Substancias e Métodos Proibidos em Competição
Benfluorex - Estimulantes

  •       Estimulantes

           Três estimulantes ‐  Benfluorex, Prenilamina – ambos conhecidos por se metabolizarem em estimulantes não‐específicos – Anfetamina e Norfenfluramina – assim como Metilhexaneamina – uma substância não‐terapêutica  ‐  foram adicionados a lista de estimulantes não‐específicos;  ‐ Até 2003 a Pseudoefedrina  tinha sido proibida no esporte com um limite de 25 ug/ml. E passou a ser incluída no Programa de Monitoramento desde 2004.     Resultados ao longo deste período de monitoramento mostraram aumento da concentração urinária da substância. E existe uma clara evidência do abuso em alguns esportes em algumas regiões com amostras contendo altas concentrações de Pseudoefedrina muitas vezes acima do normalmente achado. Além disso, achados na literatura demonstram provas científicas de seu efeito em aumento de performance em certas doses. Por tudo isto, a Pseudoefedrina foi reintroduzida como estimulante especifico na lista de substancias proibidas 2010 com um limite em sua concentração urinária de 150ug/ml, baseado em resultados de estudos científicos específicos. 

 Cannabinóides

Está esclarecido que cannabinóides sintéticos são cobertos nesta seção. Cannabinóides (drogas ilegais) Os canabinóides são derivados da planta Cannabis Sativa e são considerados drogas psicadélicas (leves), alucinogéneas ou depressoras.

Complementando o exposto acima, ressalto que o uso de suplemento nutricional continua sendo de responsabilidade do atleta.   Pedimos, ainda, a MÁXIMA atenção quando da necessidade de uso de qualquer medicamento.
Um médico deve ser sempre consultado e o atleta deve deixar claro que faz parte de esporte de alto rendimento tendo, portanto, restrições quanto ao uso de substâncias.

SUBSTÂNCIAS E MÉTODOS PROIBIDOS a todo o momento (dentro e fora de competição)

(fonte cbda.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário