Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Próxima parada: Malta / VALETTA


Valletta tem uma gloriosa história medieval, que inclui batalhas entre nobres da ordem local e tropas turcas, confronto do qual Malta saiu vitoriosa. Hoje, possui a arquitetura do século XVI preservada e pode ser percorrida em algumas horas de caminhada, que podem ser orientadas pelo povo gentil e hospitaleiro da cidade. Os lados norte, leste e sul da cidade são cercados pelo mar mediterrâneo, com praias nas extremidades e palácios no interior. Os mergulhos no mar e os clubes noturnos estão entre as atividades preferidas dos jovens. Gastando pouco, é possível aproveitar todas as atrações de Valletta.

(Experimento)

Valleta é a capital da República de Malta. Tem uma população de cerca de 6.315 habitantes (censo de 2005) e situa-se na costa leste da ilha de Malta. Situa-se na península homónima, dispondo de dois portos naturais: Marsamxett e Grand Harbour. O nome oficial da cidade foi dado pela Ordem de São João e é Humilissima Civitas Valletta — A Humílima Cidade de Valeta. Contudo, com a construção dos bastiões, muralhas e revelins, ao mesmo tempo que a cidade se desenvolvia com inúmeros edifícios barrocos, a cidade passou a ser apelidada de Superbissima. Em maltês é comummente conhecida com Il-Belt - A Cidade.
Gozo

A capital maltesa está intrinsecamente ligada à história da Ordem de São João de Jerusalém. Foi dominada por Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Bizantinos,Muçulmanos e pela Ordem de São João ao longo da sua larga história. Os 320 monumentosde Valeta nuns escassos 55 hectares, fazem da cidade um dos locais de maior densidade histórica do mundo.
Os critérios para a eleição de Valeta como património mundial foram o facto de representar uma obra-prima do génio criativo humano e estar directamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com ideias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal.
O clima na cidade de Valeta, é, como em todo o país, mediterrânico. No Verão a temperatura média é de 21 °C e no Inverno de 15 °C.Os níveis médios de precepitação são cerca de 500mm, o que faz com que o clima se assemelhe muito ao árido.
Uma das principais actividades económicas de Valletta, e mesmo de Malta, é o turismo. O facto do centro histórico da cidade ser património mundial da UNESCO está intimamente relacionado com a procura turística; a Co-Catedral de São João, a Catedral de São Paulo Anglicano, ou os palácios e albergues espalhados pela cidade atraem muitos turistas. O clima agradável da ilha é também uma factor que abona a favor do turismo na cidade; Valeta é um importante porto de cruzeiros no Mediterrâneo. Para além do património histórico, um dos outros motivos pelo qual a cidade é conhecida é pelas suas festividades. O Carnaval de Valeta é a mais importante festa, e que todos os anos leva muita gente à cidade. As festas de Nossa Senhora do Carmo a 16 de Julho, São Paulo a 10 de Fevereiro, São Domingos a 4 de Agosto e Santo Agostinho no terceiro Domingo depois da Páscoa são igualmente importantes e muito celebradas.

Curiosidades:
  • S.Paulo naufragou em Malta no ano de 58 quando se dirigia de Cesarea a Roma e aí permaneceu prisioneiro. É a este apóstolo que se deve a cristianização de Malta.
  • O povo maltês é dos mais antigos povos católicos do mundo sendo a vida nas ilhas fortemente influenciada pelo calendário religioso. Malta é famosa pelas suas animadas festividades de Verão em honra dos santos patronos de cada paróquia. 
  • Há cerca de 365 igrejas nas ilhas. Mesmo as aldeias mais pequenas podem ter uma igreja, cada uma das quais com o seu próprio património de arte sacra.
  • Existem muitas pequenas capelas à beira das estradas, algumas escavadas na rocha outras junto aos penhascos, um verdadeiro convite à contemplação e uma evocação de antigas tradições religiosas. De acordo com a lenda o primeiro lugar a ser usado como capela foi a gruta onde S. Paulo esteve prisioneiro, designada por St Paul’s Grotto
  • Malta tem várias cidades rodeadas de muralhas: Valletta, Mdina (cidade medieval antiga capital de Malta), Furjana (Floriana), Bormla (Cospicua), lsla (Senglea) e Birgu (Vittoriosa). 
  • Malta deve a sua rica herança cultural arquitectónica à ordem dos cavaleiros de S. João (1530-1798). A catedral de S João, em Valleta, é uma verdadeira obra prima arquitectónica e histórica do Barroco. Aqui se encontram pinturas famosas de Mattia Preti Caravaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário