Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Siso (dente)

Seguinte povo, amanhã eu tiro um dos meus 'sisos' e estou (obviu) com medo.... Resolvi pesquisar, aí vai um pouco sobre esse dente que costuma incomodar as pessoas.

Segundo a Drª Renata Adorno -  Odonto:
Quem tem esses dentes?
Nem todo mundo possui o dente do siso, por isso ele não erupciona, ou às vezes, por não ter espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

Quando o espaço é pouco, o dente do siso, ao erupcionar, pode empurrar os outros dentes, mas para isso contamos com a ajuda do Ortodontista.
Normalmente o dente do siso pode estar posicionado de tres formas. veja quais são:
Inclusão horizontalInclusão angularInclusão vertical


O dente do siso pode me trazer problemas?
Quando o dente do siso fica dentro do osso pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas), porém o fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.


Como os dentes do siso são extraídos? Tem anestesia?
Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias.

Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. O cirurgião dentista poderá recomendar anestesia geral.
Uma vez que a área é anestesiada, extração simples, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.
Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Finalizada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.


Após a extração do dente ou dentes
Você terá que morder suavemente um pedaço de gaze de 30 a 45 minutos após deixar o consultório, isso ajudará a estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.


É provavel que você sinta um pouco de dor ou inchaço, mas passará naturalmente após alguns dias.
Caso você as dores e o inchaço permança você deverá retornar ao seu dentista para ele analisar; dores prlongadas, intensas sangramento ou febre não é um quadro normal, marque uma consulta o mais breve.



Perguntas Freqüentes



1- Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?
Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. 0 paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.



2-Quando é indicada a extração do siso?
A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os Sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Tirou então cuida:
  • - Não chupar o sangue nem fazer bochechos nas primeiras 24horas. ( É quase 100% certo que o paciente vai chegar a casa e vai bochechar bem a boca para sair o sangue todo e "limpar" a zona. Nada mais errado, só está a retirar o coágulo e a fazer com que a hemorragia não páre ou demore mais a coagular aquela zona)
  • - Não fumar!!!! Esse nem precisa comentário
  • - Meter gelo durante as primeiras 24h.
  • - Não se deitar após a cirurgia nem fazer esforços fisicos ou abaixar muito a cabeça para ajudar na coagulação. 
  • - No dia da cirurgia e no seguinte, dormir com uma almofada alta, mantendo a cabeça acima do nivel do corpo.
  • - Comer alimentos liquidos frios ou gelados nas primeiras horas, se possivel um dia inteiro.
  • - Nos dias seguintes se possível comer alimentos liquidos ou semi-liquidos.
  • - Tomar os medicamentos prescritos pelo médico dentista.
  • - Manter uma boa higiene oral da zona nos dias seguintes à extração.
Boa sorte para mim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário