Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia sem compras....

Segundo a colunista Carol Ribeiro do yahoo.com.br, tem circulado nas redes sociais, entre amigos virtuais, vários tipos de apoio ao dia mundial sem comprar nada. Fiquei curiosa e fui investigar. Descobri que em 1992 um canadense maluco decidiu abraçar a causa do “menos consumo mais planeta” e nos propôs um dia de reflexão a respeito dos nossos hábitos de compra.
Inglaterra, Japão e Holanda, entre outros países do mundo, promovem a mobilização daqueles interessados em aderir à campanha Buy Nothing Day.  No Brasil, apenas uma notícia antiga, de 2008, e não se fala mais nisso.
Aceite o desafio de passar 24 horas sem comprar nada, e nos outros dias do ano tente adquirir apenas o que é realmente necessário. É possível economizar de tudo um pouco. Não desperdiçar, não se endividar, não se deixar enganar são atitudes que indicam um consumidor consciente, responsável.
No dia 27 de novembro, sábado – e quantos outros dias quiser -deixe de comprar. Aproveite que o melhor da vida é grátis. Tome um sol, passeie na praça, dê um abraço. Faça um pão, um bolo, amasse seu macarrão. Convide os amigos, põe mais água no feijão. Divirta-se. Questione-se. Medite: De onde vem tudo isso que a gente compra? Para onde vai tudo isso o que consumimos? Será que precisamos mesmo? Existem produtos alternativos? Existe alguma maneira melhor de gastar o tempo e economizar dinheiro?
Não quero um planeta onde 20% das pessoas consomem 80% dos recursos, porque falta planeta nesta equação. Não, não desejo esse padrão de desperdício pra ninguém. É importante dizer: os recursos naturais vão acabar definitivamente se mundo continuar a utilizá-los sem moderação.
A nova onda dos sites de compra coletiva, que esta muitíssimo na moda, exemplo peixe urbano, grupon, entre outros, num primeiro momento podem parecer muito atraentes, mas que, no fundo, não passam de uma forma de fazê-lo consumir ainda mais, sem necessidade. Há necessidade nisso? Apenas de quem vende. Mas, não pode ser verdade, “não existe almoço grátis”. Ainda assim, milhares de pessoas se iludem com as ofertas e compram mais do que devem. Ficam devendo e depois não usam. Desperdício. 
O consumismo está tomando conta, eu mesma, estou com problemas com meu cartão de crédito, em função de um assalto a mais de mês atrás e o banco ainda não conseguiu transferir o meu crédito do cartão antigo para o novo, em plena época de NATAL. Fiquei muito chateada e irritada com a notícia. E o pior colocam a culpa no pobre sistema utilizado pelo banco. Sacanagem. Mas, para uma coisa serviu, sem cartão eu estou sem minhas comprinhas excessivas de final de semana. Quem sabe com esse problema eu começo a ser menos consumista?! Mais informações sobre consumo consciente no site do Akatu.
Vamos juntos, nesse sábado ou no dia que quiser tente ficar sem comprar nada, e veja o que acontece.

3 comentários:

  1. Aiii que droga! AHSAIHS, minha simpatia por programas sociais e ecológicos me irrita as vezes! Serei obrigada a não comprar nada este final de semana para cumprir meu dever de ativista ecológica! HAIOSHAOHS Valeu, Chora! VAMOS TODOS APOIAR O DIA SEM COMPRAS!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente suhshauishauih, também fiquei chateada, mas, estou sem cartão de crédito então ótimo shauhisuihsuiahuishai

    ResponderExcluir