Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um mês para o NATAL

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

O natal passou a ser contemplado em 330 d.C pelas igrejas Católica, Anglicana e Protestante. A igreja Ortodoxa comemora a data em sete de janeiro, data do batismo de Jesus. A palavra natal se originou do latim (natalis), tendo como significado nascer. O  natal, foi oficialmente registrada pela Vossa Santidade, o Papa Libério, em 354 d.C. A ideia de enfeitar as árvores surgiu das festas pagãs, onde celebravam a fertilidade da terra. Já no século XVI os cristãos adotaram o costume, mas a tradição ganhou entusiasmo na Alemanha e se espalhou por todo o mundo.


Os principais símbolos do natal são: a estrela de Belém, que guiou os três Reis Magos até Jerusalém; os próprios Reis Magos, que levaram incenso, ouro e mirra a Jesus; o presépio, criado por são Francisco de Assis, no século XIII; a árvore, desde as festas pagãs, tendo sido adotadas mais tarde pelos cristãos; a guirlanda e as velas, que representam as etapas da salvação de Cristo; Papai Noel, homenagem a são Nicolau – que no século IV oferecia presentes às crianças; a ceia, que simboliza o momento do nascimento; os presentes, como forma de lembrar a visita dos três Reis Magos que presentearam Jesus; dentre outros.


Estamos a exatos um mês do Natal, e preparar essa grande festa dá um grande trabalho, então, comece a se planejar com antecedência. Saber quem convidar, e o que será servido na ceia e bebidas é essencial. Lembre de convidar e se organizar nesses pontos até no máximo a segunda semana de dezembro. Se for ter amigo secreto fazer um churrasco, um coquetel ou qualquer confraternização, com os mesmos convidados do natal, para fazer o sorteio do amigo-secreto. Lembre-se que os presentes são legais, é uma forma de afeto, mas não precisa sair presenteando a todos. Se o amigo-secreto for com um limite de preço relativamente bom para um presente legal, não é necessário presentear a todos. No máximo uma lembrança, um panetone por família reunida, bombons, algo simples. Afinal,o verdadeiro motivo do natal é Jesus Cristo, paz, amor, família, união, um momento gostoso e importante para se comemorar com quem se ama.

Pessoas de outras religiões, como os judeus, os budistas e os muçulmanos, não comemoram o Natal. Eles possuem outras festas religiosas. Mas a festa se popularizou tanto, principalmente por causa dos presentes e da oportunidade que eles representam para o comércio, que muitos não cristãos não deixam de participar delas, com seus amigos cristãos.
Desse modo, pouca gente escapa ao espírito de Natal. A época de Natal sempre esteve associada à generosidade, ao amor, à esperança e ao sentimento fraterno. Nada melhor do que estar com a família e os amigos, aproveitar a ceia de Natal, curtir o momento com pessoas que gosta e claro, trocar os presentes.

Curiosidade:

A cançao "noite feliz", a mais popular da noite de Natal naseu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos entravam no órgao da igreja e roíam os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinaçoes, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotaçoes e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia.


Estados Unidos 
Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (cançoes de Natal), mostrando o espírito de confraternizaçao. As crianças penduram meias na lareira e na manha do dia 25 de dezembro abrem os presentes tao sonhados. O prato típico americano é o peru recheado, acompanhado de frutas tropicais.

Japao 
O Natal no Japao é cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus numa manjedoura, porque é quando travam contato com a idéia de "berço" já que os bebes japoneses nao dormem neles.



Índia 
Os cristaos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga, Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila sao acesas com óleo e servem também para decorar a casa.

China
As casas sao enfeitadas com lanternas e árvores de Natal, com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. Já que a maioria dos chineses nao são cristão, a maior celebraçao do inverno é o Ano Novo Chines, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e sao servidos pratos especiais.

Itália
A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os tres Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e entao eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coraçao, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que a Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

Suécia 
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de Sao Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos que Sao Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.

Belém
Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da regiao, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradiçao, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pao preto acompanhado de vinho.



Então vamos aproveitar esse um mês para nos prepararmos, organizarmos, e principalmente nos unirmos de muito amor, paz, e espírito de vida, nascimento. Um ótimo pré-natal a todos.

Um comentário:

  1. Uhhh que interessante! Cada lugar as pessoas tem um costume diferente né, é incrível a diversidade do nosso planeta. :)

    ResponderExcluir