Desista dos outros, mas NUNCA desista de você!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Justiça "suspende" Enem

Erros de formulação de enunciado, de grafia e de digitação. Professores que analisaram as provas do Enem encontraram várias questões com problemas.

O professor de português do Anglo, Eduardo Calbucci notou erros de digitação em algumas questões. “Houve também erros de pontuação, o que prejudica a leitura dos alunos. Parece que falta revisão”, afirma. O professor também aponta que a questão 124 da prova amarela, que utilizou trecho de uma matéria da revista Veja, estava de difícil compreensão para o aluno.
Marcelo Fonseca, coordenador de física do Etapa, afirma que pelo menos três questões da prova de ciências da natureza apresentaram imprecisões e erros conceituais. Segundo ele, na prova azul, as questões 52, 54 e 89 não foram bem formuladas. O coordenador de história do Anglo, José Carlos Moura, diz que a questão 21 da prova azul tem duas respostas. Houve ainda duas questões repetidas, sobre o planeta Júpiter. Além disso, a questão 1 da prova de Humanidades, sobre imóveis rurais no Brasil, não tinha resposta.

Erro histórico. O jornalista paranaense Laurentino Gomes, autor dos best-sellers 1808 e 1822, publicou no Twitter que uma das questões da prova de História do Enem reproduziu com um erro um dos trechos de seu primeiro livro. Segundo ele, o enunciado diz que a abertura dos portos brasileiros aconteceu em 1810. Na obra, segundo Gomes, a data está correta: 1808. “Erro do MEC, não meu!”, publicou.

Infelizmente  foram mais de 4,6 milhões de estudantes que se inscreveram no Enem 2010, e esses erros assustam quem fez a maratona de 2 dias exaustivos de provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou ontem à tarde a íntegra dos cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. As provas estão disponíveis em www.enem.inep.gov.br/provas.php
Além destes fatos a justiça interveio pedindo a anulação do Enem, pelos seus erros grotescos, mas o MEC entrou com um pedido para reverem o caso. O presidente Lula, resolveu comentar o caso, na África, onde estava, e disse que o Enem foi um SUCESSO. Segundo o presidente, tem gente querendo derrubar a imagem "íntegra" do exame realizado pelo governo.
Essa história vai dar o que falar.

(Fonte: Google; estadao.com.br; terra.com.br)


Dúvidas sobre o ENEM? Entre em contato pelo "Fala Brasil" 0800-616161 ou falabrasil@mec.gov.br
Utilize dos meios acima para não entrar em pânico precipitadamente.
Obs.: O MEC descarta a anulação da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário